
.
Projeto de 1 milhão de reais
Todos sabem que um dos grandes gargalos do Brasil é a falta de moradia.
Existe uma grande quantidade de famílias que não possuem moradia própria, e isso causa um grande desequilíbrio habitacional.
O desequilíbrio habitacional é proposital?
Para responder esta pergunta é preciso avaliar sobre os problemas na sociedade brasileira, e como o sonho das pessoas em ter uma casa própria, se torna um negócio muito lucrativo para as imobiliárias, construtoras e bancos.
Se você deseja ter um imóvel, você pode adquiri-lo das seguintes formas:
-Alugando uma casa
-Financiando uma casa
-Comprando uma casa
-Construindo sua própria casa
É comum que sempre que existe um problema, existe alguém disposto a vender uma solução e isso movimenta uma indústria multimilionária.
Quando pensamos em algo, o caminho mais simples parece ser sempre o caminho mais fácil.
E quando se fala em moradia, algo mais simplificado e mais fácil seria a atitude de alugar uma casa.
Isso é realmente fácil, você escolhe a localidade, bairro, tamanho e estilo de casa, cede uma garantia, assina um contrato e pronto, certo? Não, errado!
Veja bem, e pense comigo. O dinheiro que você gasta com aluguel não retorna para o seu bolso nunca mais, e você corre o risco de ficar preso a isso pelo resto da vida.
Entenda uma coisa, alugar uma casa (tirando algumas devidas exceções) só será um bom negócio e lucrativo para a imobiliária ou para o dono do imóvel.
Se precisar alugar um imóvel, tenha em mente um plano B, e estipule por quanto tempo você pode estar fora deste compromisso.
Exemplo:
Você arrumou emprego em outra cidade, ou estado distante e precisa alugar uma casa.
Faça isso alugue uma casa/apartamento, com o passar de algum tempo com instabilidade e adaptado a sua nova realidade, pense em fincar raízes e adquirir um imóvel naquela cidade.
Financiando um imóvel
Financiar uma casa com parcelas a perder de vista é algo que com a atual taxa de juros, só traz benefícios para os bancos.
Se for financiar uma casa, pense em estudar um valor substancial para dar como entrada e já de cara diminuir o valor do saldo total devido.
Exemplo:
Pensou em comprar uma casa hoje, mas se você pode esperar algum tempo, use a cabeça e economize para ter um bom dinheiro para dar de entrada.
Tenha certeza de fazer um negócio que seja bom para você, e não apenas para o seu corretor.
No fundo, tanto o seu corretor como o seu banco não se importam com você, eles querem apenas fechar mais um negócio.
Dica: Com o conhecimento do valor total do imóvel que pretende adquirir, taxas de juros, e quantidade de anos do financiamento, faça primeiro as suas contas em casa e evite demonstrar muito interesse, ou fazer perguntas bobas ao corretor, para não cair em armadilhas.
Mas se o seu intuito não é alugar, e nem mesmo financiar uma casa, existem outras opções:
-Juntar dinheiro para comprar a casa dos sonhos novinha e folha
-Financiar um imóvel na planta e aguardar até que fique pronto e seja entregue
-Comprar um lote de terreno, fazer um projeto e começar a construir do zero
Comprando a casa dos sonhos
Ter o dinheiro para comprar uma casa nova é o sonho da maioria das pessoas. O aspecto de tudo novo, brilhando e sem dores de cabeça, é algo que fascina muita gente.
Você pode juntar dinheiro, obter o dinheiro de algum tipo de indenização, herança, e com o dinheiro em mãos, basta sair à procura do imóvel dos seus sonhos, na cidade ou bairro de sua preferência.
Está parece uma tarefa fácil, mas por vezes você pode encontrar dificuldades em ajustar todas as suas necessidades, principalmente se você for uma pessoa exigente.
O seu imóvel perfeito pode ser o atual imóvel perfeito de alguém, talvez a vizinhança não te agrade, talvez não exista escolas por perto ou que você perca horas no trânsito porque a casa seja longe do seu trabalho.
As variáveis são infinitas e você vai perceber que nem tudo é perfeito e que não basta só ter o dinheiro e uma lista de requisitos.
Existem alguns programas da televisão paga como “Ame-a” ou “A deixe-a”, ou “Irmãos a obra”, que relatam durante os seus episódios, várias situações problemáticas sobre comprar uma casa.
Financiar um imóvel na planta
Financiar um imóvel é uma opção para muitas pessoas, principalmente imóveis na planta, ou seja, que ainda não foram construídos.
Você pode ser atraído por maquetes virtuais, ou por plantas humanizadas de um imóvel, algumas vezes até existe uma unidade física pronta, de amostra já decorada.
As vantagens oferecidas são muitas, e a parcela inicial sempre será algo que visa o seu perfil.
Para está modalidade existe uma “facilidade” em relação as exigências financeiras, pelo fato de que você não recebe o imóvel a não ser que pague adiantado durante algum tempo até que o mesmo seja construído.
A grande questão é que muitas vezes este tipo de projeto pode atrasar por algum motivo, seja de projeto, burocracias de legislação, ou mesmo por fraudes.
Se a empresa responsável pela execução do projeto e vendas não for confiável, o que vemos com frequência são processos e reclamações sobre imóveis não entregues dentro do prazo acordado.
Um outro fator importante sobre financiar imóveis é sobre índices de reajuste de preços, um dos índices usados nesta modalidade é o IGPM.
E este tipo de índice influi no reajuste de parcelas de forma anual, e a grande armadilha é que você pode comprar um imóvel com uma parcela que cabe no seu bolso atual, mas que depois de reajustada por vários anos passa a ser algo totalmente fora de controle.
E se por algum motivo você precisar desfazer ou vender o imóvel, para sair da dívida, o mesmo imóvel não chega a valer nem sequer metade do valor ao qual foi originalmente financiado, devido aos juros e outras taxas.
Por isso analise todos os fatores e desconfie de propostas mirabolantes sobre parcelas decrescentes, ou a perder de vista. Lembre-se corretores e bancos não são seus amigos.
Comprar um terreno e construir
Talvez isso possa ser algo perfeito para quem deseja uma casa totalmente planejada.
Quem não quer uma casa perfeita e pensada de acordo com a sua necessidade?
Se você pensa em comprar um terreno para construir uma casa, pode ter a vantagem de ter a flexibilidade de planejar os gastos com o pagamento do terreno e com o projeto de construção.
Muitas empresas imobiliárias com o crescimento da construção civil e necessidade de moradia, perceberam a muito tempo o grande negócio que é comercializar frações de terra.
E como isso funciona?
Simples!
O que basicamente estas empresas fazem é adquirir grandes áreas de terras, sejam sítios, chácaras ou fazendas e legalizam um projeto de fracionamento e urbanização de uma área, obedecendo regras de respeito urbanístico e ambiental.
Uma área que talvez valia 4 ou 6 milhões, é fracionada em lotes comerciais, ou residenciais que depois ao longo do tempo rendem várias vezes mais o valor inicial a empresa loteadora, sem contar com a especulação imobiliária que aumenta os valores ainda mais a cada ano.
Por isso é interessante adquirir o seu lote de terreno no início do processo de venda ou mesmo antes do processo de obras de urbanização. Atente-se a consultar todos os órgãos para ter informações sobre a idoneidade da empresa e sobre o contrato de compra.
Como dono do terreno e após o mesmo ter a liberação de construção, você pode contratar um engenheiro para desenvolver o seu projeto de acordo com as suas necessidades e possibilidades financeiras.
Neste ponto você é livre, pode construir um castelo ou uma casa simples de 70 metros quadrados, com um projeto aprovado por um engenheiro você mesmo pode construir a sua própria casa se desejar.
A solução em projetos e ideias criativas
Hoje existe no mundo uma comunidade formada por pessoas e empresas que criam projetos, ideias e soluções criativas que podem ser utilizada gratuitamente por pessoas que não possuem moradia.
Uma grande solução que visa dar uma ideia de moradia acessível, principalmente a pessoas carentes são os projetos criados com materiais recicláveis que pipocam em toda a internet, casas modulares feitas de contêineres, como também a construção de casas pequenas, chamadas de Tiny Houses.
Casa feita de material reciclado?
Você já ouviu aquele ditado que diz: “O lixo de uma pessoa pode ser o tesouro de outra”.
E isso é uma verdade, a construção civil gera uma enormidade de rejeitos que por muitas vezes são jogados em aterros oficiais e clandestinos.
Há quem construa máquinas que reciclam parte destes detritos e geram novos materiais que podem serem utilizados na construção de novas casas, reduzindo o impacto ambiental, diminuindo custos e reduzindo o uso de matéria-prima original.
Também existem empresas e pessoas que se preocupam com o meio ambiente e fabricam blocos, telhas, e materiais de isolamento térmico a partir da reciclagem de materiais que seriam descartados pela indústria.
Existem também empresas de demolição que reciclam e vendem materiais de construção, como madeiramento, portas, portões, janelas, cerâmicas, mármore, e por vezes é possível comprar o que você precisa pela metade do preço.
Como é feita uma casa modular?
Você pode comprar uma casa pela internet e que será entregue de caminhão onde você desejar.
Isto é sério! Atualmente existem diversas empresas que fabricam casas modulares, seja projetos feitos em isopor, projeto de casas feitas em madeira ou mesmo casas feitas de contêiner.
Após a encomenda da sua casa modular a mesma será pré fabricada pela empresa e depois montada no local da sua escolha.
O que é uma Tiny House?
Este é o nome dado para modelos de casas feitas na maioria das vezes sobre rodas tendo a facilidade de serem estacionadas em qualquer lugar.
Uma Tiny House é construída de acordo com a necessidade do morador e todos os espaços são otimizados para se obter o máximo de aproveitamento dos espaços.
Com o alto preço de imóveis, várias pessoas têm aderido a cultura Tiny House, vivendo onde bem querem e de forma minimalista.
Existem alguns projetos de Tiny House que são mais aconchegantes do que casas “normais”.
Siga em frente com seu projeto de vida
A área da construção civil foi um ramo que vem evoluindo ao longo dos anos, projetos inovadores, novos materiais e novas ferramentas usadas na construção nos dias atuais, possibilitam construir coisas que antes eram impossíveis.
Existem vários projetos e ideias disponíveis principalmente na internet, e não importa qual seja o tamanho dos seus sonhos, saiba apenas que se você correr atrás deles eles podem se tornar realidade.
