Você tem projetos para 2023?
Para refletir sobre as possibilidades e projetos de 2023, é importante avaliar as mudanças dos últimos anos anteriores e como a falta de perspectivas deixadas pelos percalços anteriores, reflete sobre o nosso ânimo em buscar coisas novas e melhores.
No final de 2019 havia uma euforia para o início do novo ano e boas expectativas para a uma nova década, sempre foi assim, desta forma, a cada nova virada de ano.
O ano de 2020 parecia um ano promissor e muitos de nós estávamos cheio de planos e desejos.
Ainda podíamos nos sentir bem em um quarto de hotel durante uma viagem, comer um hambúrguer de picanha com molho de barbecue, enquanto lambíamos os dedos, compartilhar batatas fritas com qualquer pessoa, sem se sentir exposto a algum vírus.
O ano de 2020, foi um ano de número enigmático para as pessoas no mundo inteiro.
Tudo se iniciava bem como nos outros anos, podíamos sair, comer fora, ir ao shoppings para fazer compras, trabalhar, visitar os amigos, abraçar o país e filhos.
Já no mês de Março a ameaça de um vírus, que já era anunciado na China desde o final de 2019 se espalhou pelo Brasil.
Em pouco tempo o vírus se tornou uma pandemia mundial e número de pessoas infectadas e mortes tomou conta de todos os noticiários em todos os países no mundo.
De início pouco se sabia sobre o vírus, e seguindo as providências tomadas por outros países se iniciou aqui no Brasil uma quarentena na tentativa de conter o vírus.
Na quarentena a maioria das pessoas estavam em casa, e as ruas estavam vazias, parecia uma cena de filme. A sequência disto foi que algumas regiões foi declarado o Lockdown, ou seja, ninguém podia sair ou se deslocar para qualquer localidade sem autorização ou real necessidade.
Lembranças do dia que o mundo parou
Pelo final de Março a Abril de 2020, todas as escolas foram fechadas, assim como o comércio, empresas e intuições tiveram as suas atividades interrompidas sem prazo definido. Eu me lembro de ir dormir e temer pelo fim do mundo.
Havia uma corrida insana aos supermercados, com o intuito de comprar comida e outros materiais de primeira necessidade para estocar esperando o pior.
O mundo que conhecíamos ficou para trás?
Desde o período pós-guerra o mundo despertou para um grande avanço econômico e tecnológico. O que vimos por décadas foi uma grande corrida de todas as nações por obter crescimento explorando bens e riquezas naturais.
Todos nós gostamos de conforto, que hoje em dia estamos completamente apegados a dispositivos tecnológicos que facilitam as nossas vidas que vão de carros elétricos a smartfones mais potentes que os primeiros computadores.
Mas existe um grande preço a se pagar por isso, porque a grande demanda por matéria-prima destrói o nosso mundo, assim como a poluição gerada por todo esse lixo tecnológico que geramos diariamente.
E talvez isso tenha um pouco haver com o momento vivido durante a pandemia de 2020.
Por muito tempo nós como seres humanos, estamos a cada dia mais conectados e dependentes tecnologicamente.
Devido à facilidade de deslocamento atual, estamos em todos os lugares teclando celulares o tempo todo, com fones de ouvidos enormes, e em contato com grupos de diferentes pessoas e expostos de uma forma inimaginável.
Projetos de vida para uma mente saudável
Os anos seguintes de 2020 a 2022 foram anos para se esquecer pelo fato de terem sidos anos “perdidos”, ou anos de “recuperação”.
Por isso é importante fazer do ano de 2023 um ano melhor e produtivo, um ano que possamos nos reerguer e mostrar que nós aprendemos com as questões do passado.
Após a chegada da pandemia em 2020, as pessoas passaram a se preocupar mais umas com as outras e também consigo mesmas devido ao fato de que o futuro se tornou incerto.
O tempo “livre” e o fato de não ter mais a vida comum e cotidiana fez as pessoas pensarem como antes e fazer coisas que a muito tempo não faziam.
O tédio acompanhado do medo das notícias atuais sobre a pandemia ao redor do mundo, fez muitas pessoas usarem a internet apenas para ver coisas instrutivas.
Os livros de papel voltaram a moda, assim como os jogos de tabuleiros e brincadeiras simples.
A regra a partir deste novo ano é preservar a mente saudável e aceitar as novas regras e perceber o quanto somos vulneráveis.
Existe um movimento inverso e como um jeans velho que retorna a moda, todos nós estamos em uma viagem atemporal e retornando um pouco no tempo.
Mesmo com os chamados “protocolos de segurança de saúde”, já não nos sentimos a vontade em ambientes de grande aglomeração como shoppings, bares, restaurantes e festas, embora exista um forte apelo em relação a todos os estabelecimentos para o mantenimento econômico.
Muitas pessoas têm interiorizado um movimento de autopreservação pessoal e de seus entes queridos.
Em 2023 será mais que comum ter que desenvolver projetos domésticos, comprar ferramentas e fazer muita coisa por si mesmo, economizando e ao mesmo tempo mantendo a mente saudável.
Os nossos costumes mudaram para sempre e hoje já não sentimos completamente seguros em um restaurante comendo um hambúrguer de picanha com molho de barbecue, e nem sequer podemos lamber os dedos e compartilhar batatas fritas com qualquer pessoa, sem se sentir exposto a algum vírus.
