
Por diversas vezes quando elogiamos pessoas que fazem algo que nunca nos arriscamos a fazer, temos automaticamente em mente, a ideia errada de que estas pessoas são mais inteligentes do que nós mesmos, ou que elas tem um “Dom” que não temos.
É comum dar um passeio pela feira e ver uma vastidão de ideias e projetos que seriam interessantes de fazer em casa, tendo a companhia dos filhos, marido, esposa.
Ao fazer uma visita rápida no site do Pinterest, é possível ver uma série de projetos e ideias que nos faz querer mudar tudo em casa ou realmente começar tudo do zero.
Fazer algo novo com as próprias mãos é uma paixão e algo que nos move, nos desafia e forma o que somos e que também pode se tornar um passatempo.
Mas diga, você já se arriscou em fazer algo, que pensava ser fácil e que no final das contas percebeu que nada saiu do jeito certo e que foi apenas uma perda de tempo e dinheiro?
Sempre aparece um “espírito de porco” com a frase: “Eu não falei que você deveria deixar isso para um profissional!”
O mais chato é quando você contrata um profissional e este faz o serviço mal feito, leva todo o seu dinheiro e no final de tudo você ainda precisa gastar mais dinheiro para refazer o que deveria ter sido feito.
Mas o medo de não dar conta do recado é coisa do passado, basta apenas seguir as instruções e no final tudo vai dar certo!
Confie em você e faça você mesmo!
Segue abaixo algumas dicas para ajudar você e tornar tudo mais fácil.
O que significa DIY ou Faça você Mesmo?
Com a ascensão da internet, houve uma grande propagação de informações que antes ficavam restritas a certas pessoas e profissionais, aqueles que detinham algum conhecimento ou truque passou a compartilhar e isso se espalhou de forma inimaginável.
Tudo aconteceu mais ou menos assim:
O marceneiro que passou a filmar a criação e instalação de um simples armário, mesmo que sem querer ensinou um profissional que não conhecia determinado procedimento ou técnica.
Isso consequentemente incentivou outra pessoa que absorveu o conhecimento da informação. Esta pessoa posteriormente adquiriu as próprias ferramentas e passou a criar coisas para si mesmo, simplesmente por hobby ou para economizar dinheiro.
Dentro de um processo de evolução natural, a partir deste ponto:
– Criou-se um profissional melhor devido ao compartilhamento de informação e conhecimentos.
– Alguém que não sabia nada de marcenaria absorveu um conhecimento que não tinha.
Resumidamente isso se expande de tal forma que hoje é possível fazer qualquer coisa que se queira apenas obtendo informações e ferramentas corretas.
Com isso o termo DIY (Do-it-Yourself) que é um termo inglês criado em 1912, que por filosofia busca incentivar o ato de literalmente pôr a “mão na massa” se tornou algo grandioso e parte do cotidiano das pessoas.
Existem diversas lojas dedicadas a vender produtos em insumos para este público, entre as mais respeitadas no Brasil, estão a Leroy Merlin, C&C e Sodimac.
Tudo está disponível na internet e quando digo isso é realmente tudo mesmo! De manuais técnicos, projetos prontos, tutoriais e informações de como fazer e também o que não fazer, dicas, truques e tudo que você precisar.
DIY e movimento Maker
A relação da cultura DIY com o movimento maker é direta. Na verdade, toda pessoa adepta ao faça você mesmo, pode ser chamado de maker ou fazedor. E é esta filosofia e prática que guia o chamado movimento maker.
Arregaçando as mangas e pondo a “mão na massa”
Mas o que é preciso para começar a fazer os seus projetos de Faça-você-mesmo?
Antes de começar você precisa adquirir ferramentas, e vá por mim, ferramentas são como extensão do nosso corpo e ninguém gosta de emprestar.
Segue abaixo uma lista de ferramentas básicas que você pode adquirir para começar os seus projetos.
Antes de usar qualquer ferramenta é importante vestir o EPI (equipamento de proteção individual)
– Luvas
– Óculos
– Protetor auricular
– Máscara
Como um projeto de Faça você Mesmo pode salvar o seu casamento

Em geral temos por costume não dar valor as coisas que ganhamos com facilidade. O que não é feito com o nosso suor e dinheiro se torna fácil de ser descartado, trocado ou desprezado e facilmente ir parar dentro de uma lixeira.
Eu tenho certeza de que você ou mesmo a sua esposa ou vice-versa darão muito mais valor em algo que foi criado com as suas próprias mãos.
Então seja feliz e divirta-se! Aqui no 2D Projetos DIY você encontra inspiração de sobra para iniciar projetos para facilitar o seu dia a dia.
